Tudo o que você não pode perder no aniversário de São Paulo

A cidade de São Paulo comemora 464 anos na próxima quinta-feira, 25 de janeiro. Essa terra pode não ser mais a da garoa e não sabemos ao certo se existe amor em SP, mas é inquestionável seu poder cultural, e é exatamente através de seus museus, arquitetura, música, literatura e miscigenação que celebramos mais um ano dessa paulicéia desvairada.

Separamos 20 eventos para aproveitar a cidade no feriado. Tem bolo no Bixiga, shows gratuitos, museu de graça, passeios pelo centro, encontro na Ipiranga com a São João, tem evento na periferia e tem comida de diferentes etnias, dá só uma olhada:

 

Edifício Copan (Créditos: Facundo Guerra)

 

// Bolo de Aniversário no Bixiga

O Bolo do Bixiga volta a celebrar o aniversário de São Paulo. Interrompido desde 2009, moradores de bairro decidiram voltar com a tradição este ano e agora você pode participar, fazendo um bolo e comparecendo à Rua Rui Barbosa na quinta pela manhã. O evento começa às 9h, no dia 25 de janeiro.

 

// Encontro Peripatético

Passeio especial liga Museus-Casas, a vida e a obra dos patronos de cada museu serão entrelaçadas ao longo do trajeto, a partir das 11h na Casa das Rosas.

Na Casa das Rosas, o foco será a relação de Haroldo de Campos com o romance Macunaíma, de Mário de Andrade. Na Casa Guilherme de Almeida, um documentário mostrará a importância da cidade de São Paulo na poética de Haroldo de Campos, e a paixão de Guilherme pela cidade. E na Casa Mário de Andrade, o escritor se junta a seu contemporâneo Guilherme de Almeida numa palestra sobre a atuação de ambos como críticos de cinema.

 

// Guanabara Canibal

Peça que investiga o surgimento do Rio de Janeiro e a presença indígena na cidade, faz duas apresentações especiais no dia do aniversário de São Paulo, às 14h e às 18h.

 

// Elba Ramalho

Às 18h, a cantora apresenta seus maiores sucessos no Sesc Parque Dom Pedro II, ao lado do Mercado Municipal. A entrada é gratuita e os ingressos são distribuídos 1h antes do evento.

 

Avenida Ipiranga (Créditos: Facundo Guerra)

 

// Gilberto Gil e Vai-Vai

Em evento gratuito, Gilberto Gil e a escola de samba Vai-Vai fazem uma tarde especial na emblemática esquina das avenidas São João e Ipiranga.

 

// Jean-Michel Basquiat

A maior retrospectiva já feita na América Latina sobre o artista nova-iorquino entra em cartaz no dia 25 de janeiro, no Centro Cultural do Banco do Brasil, no centro da cidade.

 

// A Construção do Patrimônio

Ainda no centro da cidade, exatamente na Praça da Sé, a exposição em cartaz na Caixa Cultural reúne acervos que protegem e asseguram a permanência da história brasileira, através de nosso patrimônio cultural.

 

// MASP

O museu que é símbolo da cidade, tem entrada gratuita durante todo o dia 25 de janeiro. Lembrando que as exposições Histórias da Sexualidade e Guerrilla Girls saem de cartaz em 14 de fevereiro.

 

MASP (Créditos: Facundo Guerra)

 

// Ilu Obá de Min

A Pinacoteca de São Paulo convida o bloco Ilú Obá De Min, reverenciando e enaltecendo a cultura afro-brasileira, em evento gratuito que começa às 15h.

 

// Rincon Sapiência

Rapper apresenta canções de seu novo álbum, Galanga Livre, com entrada gratuita no Sesc Campo Limpo, às 18h.

 

// Theatro Municipal

A Orquestra Experimental de Repertório - OER, Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo - OSM e o Balé da Cidade, fazem apresentações gratuitas às 12h, 14h e 19h, respectivamente.

 

// Anitta na Festa da Cidade

O Vale do Anhangabaú é palco da principal festa em comemoração ao aniversário de São Paulo. Shows de Anitta, Paula Fernandes, Karol Conká e Tributo à Rita Lee com Tulipa Ruiz, Letrux e mais, começam ao meio-dia. 

 

Viaduto Santa Ifigênia (Créditos: Facundo Guerra)

 

// Scapeland: Território de Trânsito Livre

Na quinta-feira também acontece a abertura da exposição Scapeland: Território de Trânsito Livre, no Memorial da América Latina, com obras de paisagens capturadas em horizontes, cidades, planos e recortes de lugares reais e imaginários.

 

// Centro Cultural Grajaú

Com mais de 10 horas de atrações gratuitas, o Centro Cultural Grajaú reúne apresentações circenses, shows, contação de histórias e oficinas para todas as idades.

 

// Descobrindo os Sabores do Congo

Evento reúne a gastronomia típica do congo, a exuberante moda senegalesa de Fatima Diouf e a já descolada música regional, com cervejas especiais do Bar da Fatiado Discos, a partir das 12h na Congolinária.

 

// Elza Soares

A Mulher do Fim do Mundo se apresenta no Sesc Pompeia nos dias 25 e 26 de janeiro, em novo show, intitulado A Voz e a Máquina, em que celebra grandes clássicos da sua carreira.

 

Edifício Martinelli (Créditos: Facundo Guerra)

 

 

// Arquitetura do Centro de São Paulo

Debates e passeios desvendam a arquitetura e os principais edifícios do centro da cidade. No dia 25, o passeio Centro Velho começa às 12h do Edifício Martinelli ao Edifício Mirante do Vale; às 16h30 o passeio Fruição Urbana vai do Sesc 24 de Maio ao Edifício Mirante do Vale.

 

// Jardim Secreto Fair

A feirinha de produtores locais volta à praça Dom Orione, no Bixiga, para celebrar o aniversário de São Paulo, à partir das 12h.

 

// Slam das Minas

Uma edição especial da batalha de poesia entre mulheres acontece a partir das 17h no Centro de Culturas Negras do Jabaquara.

 

// Jazz no Beco do Batman

Evento reúne música, bazar, feira independente e cerveja na Casa Zero, a partir das 11h.

 

Centro de São Paulo (Créditos: Facundo Guerra)

 

Para ficar por dentro de tudo o que acontece na cidade, siga O Beijo nas Redes Sociais.

Comentários
Escola Entrópica no Instituto Tomie Ohtake Museu de Arte Moderna de São Paulo