Museu Oscar Niemeyer recebe a obra dos Irmãos Campana

Fernando e Humberto Campana (Créditos: Letícia Akemi/Gazeta do Povo)

 

Os Irmãos Campana ganharam uma exposição no Museu Oscar Niemeyer (MON) em Curitiba. O espaço de 1500 m² recebeu cerca de 130 obras dos designers, e conta com ambientação dos próprios Fernando e Humbero Campana, além da curadoria de Consuelo Cornelsen.

+ APCA premia Rita Lee e Aquarius em sua 60ª edição

A mostra "Irmãos Campana" conta com peças icônicas da dupla, como as poltronas Vermelha (1998), Favela (2003) e Corallo (2003), produzidas pela empresa italiana Edra. Também há um espaço reservado para as criações do início da carreira até os trabalhos mais recentes, como a parceria feita este ano com a Tok&Stock – os irmãos produziram a linha de móveis intitulada “Assimétrica”.

 

(Créditos: Reprodução)

 

(Créditos: Reprodução)

 

(Créditos: Reprodução)

 

Para criar a cenografia, os irmãos se inspiraram no formato de olho que o próprio museu, criado por Niemeyer, tem. Também houve a preocupação de pensar em um ambiente que também dialogasse com a arquitetura em que a exposição foi introduzida.

+ Cinco filmes para comemorar o aniversário de Coutinho

O Estúdio Campana, fundado em 1983 por Fernando e Humberto Campana, atingiu o sucesso através de seu design mobiliário. Os irmãos também criaram para segmentos como design de interiores, arquitetura, paisagismo, cenografia e moda. A exposição vai até o dia 20 de agosto, e os ingressos custam R$16 (inteira).

Comentários
Escola Entrópica no Instituto Tomie Ohtake Museu de Arte Moderna de São Paulo