MIS-SP oferece oficinas de férias de música e fotografia

(Créditos: Divulgação)

 

Você já começou a planejar o que fazer durante o mês de janeiro? Já estão aberta as inscrições para os Cursos de Férias 2018 do Museu de Imagem e Som de São Paulo (MIS-SP). A novidade desta temporada são as as opções voltadas ao público teen, a partir dos 12 de idade, nas áreas de fotografia, edição de imagens e oficina de DJ's.

+ Pinacoteca de São Paulo abre três exposições em novembro

O objetivo é que uma vez que não há limite de idade para realizar os cursos, pais e filhos, avós e netos ou até tios e sobrinhos possam realizar em conjunto algumas das atividades. Há oficinas nas áreas de fotografia, edição de imagens e oficina de DJ's. Confira abaixo os cursos oferecidos durante as férias

 

Curso: Fotografia e vídeo digital Especial Teen

Data: de 09 a 30 de janeiro de 2018 (06 encontros)

Horário: de 3ª e 5ª feira, das 15h às 18h

Público: De 12 a 18 anos (20 vagas).

Material para o curso: Cada aluno deverá trazer a sua máquina e para melhor aproveitamento do conteúdo programático

Sinopse: Este curso é indicado para adolescentes e jovens que procuram aperfeiçoar suas fotografias e vídeos. Ao longo dos encontros, em aulas teóricas, serão abordados temas como enquadramento, linguagem fotográfica, uso de aplicativos de pós produção, efeitos criativos e iluminação de diversas cenas. Durante as aulas práticas os participantes vão criar situações reais para fotografia e vídeo. 

 

Curso: Fotografia digital e Photoshop básico Especial Teen

Data: de 12 a 19 de janeiro de 2018 (02 encontros)

Horário: de 6ª feira, das 13h às 18h

Público: De 12 a 18 anos (12 vagas).

Material para o curso: Cada aluno deverá trazer câmera fotográfica digital (DSLR) ou fixa com regulagem manual de abertura, velocidade e ISO mais os cabos.

Sinopse: O curso tem o objetivo de apresentar os princípios básicos no processo de captura fotográfica (digital) e as ferramentas básicas no tratamento de imagem pelo Photoshop. Durante o curso será apresentado ao aluno o processo de captura digital e o pós-processamento da imagem digital - conceitos, como: fotometria, tipos de lentes, enquadramento, tipos de arquivo (jpeg e raw), modos de cor (RGB e CMYK), tratamento de imagens, recortes e camadas pelo Photoshop.

 

(Créditos: Divulgação)

 

Curso: Oficina de DJ´s Especial Teen

Data: de 08 a 31 de janeiro de 2018 (10 encontros)

Horário: de 2ª, 4ª  e 6ª feira, das 15h às 18h

Público: De 12 a 18 anos (20 vagas).   

Sinopse: A Oficina de DJ´s visa a ensinar as Técnicas de Mixagem e apresentar aos alunos os equipamentos utilizados pelos DJ´s (Controladora, CDj, Mixer, etc). Aprenderão a forma correta de usar os equipamentos e as técnicas para mixagem, de maneira fácil e intuitiva. Apresentando vários estilos e mostrando a diferença entre as versões e vertentes da música eletrônica e também as mídias utilizadas pelos DJ´s. Todos equipamentos são profissionais e de ponta. 

 

Curso: Fotografia básico

Data: de 09 a 30 de janeiro de 2018 (06 encontros)

Horário: de 3ª e 5ª feira, das 09h às 12h

Público: Para maiores de 18 anos (20 vagas).   

Material para o curso: Cada aluno deverá trazer câmera fotográfica digital (DSLR) ou fixa com regulagem manual de abertura, velocidade e ISO

 

Sinopse: Este curso de fotografia é indicado para adolescentes e jovens que gostariam de aprender a manusear uma câmera fotográfica, escolher as melhores lentes para seu estilo de fotografia, escolher seus acessórios, utilizar as dicas técnicas do uso no modo manual, e claro, praticar bastante. Em aulas teóricas os participantes vão aprender a criar fotografias interessantes e criativas, mas principalmente vão aprender sobre o seu equipamento em exercícios práticos.

 

Curso: Fotografia de retrato

Data: de 08 a 24 de janeiro de 2018 (06 encontros)

Horário: de 2ª e 4ª feira, das 9h às 12h

Público: Para maiores de 18 anos (20 vagas).   

 

Pré-requisitos: O aluno deve possuir conhecimento nas funções básicas da câmera no modo criativo: ISO, Velocidade do Obturador, Abertura do Diafragma, Fotometria, Diferença entre arquivo RAW e JPEG e  Balanço de Brancos. Trazer máquina fotográfica.

Sinopse: O curso proporciona aos alunos através da análise dos autores de referência, conhecimento técnico, sensibilização e aproximação de um fotógrafo de retratos, combinando o teórico com o prático/técnico. Apresentaremos aos alunos ferramentas no aprimoramento de sets fotográficos nas diversas possibilidades e temas de um retrato. Começando inspirado por mestres da fotografia, e treinar o olho para controle de luz, gestão de sessão de fotos, diretor do assunto a ser fotografado por desenvolver sua própria linguagem e estética, demonstrando que eles têm as habilidades para desenvolver o trabalho profissional. Desenvolver a capacidade de analisar uma fotografia, não só do ponto de vista técnico, mas também da compreensão estética e conceitual, a importância da escolha do conteúdo, composição e iluminação do estúdio, externa (luz natural) e todos os elementos básicos para atingir um retrato. Os alunos poderão aperfeiçoar a técnica, ampliando o conhecimento do instrumento fotográfico em relação à área específica.

 

As aulas se iniciam em janeiro e cada curso tem o valor de R$ 200. As inscrições podem ser feitas pelo site do museu.

Comentários
Escola Entrópica no Instituto Tomie Ohtake Museu de Arte Moderna de São Paulo