Cursos sobre arte, cinema e storytelling

Aproveite o primeiro semestre do ano para fazer cursos

 

O ano entra em seu segundo trimestre e você sente que precisa estudar mais. Ou, seus filhos estão sobrecarregados e você quer uma atividade lúdica? Qualquer que seja sua opção, há cursos em São Paulo para todos os gostos.

+ “Fazer cursos só por fazer é perda de tempo”, diz coach e facilitadora Lella Sá

Pensando em quem gosta de arte, cinema e storytelling, separamos quatro opções. Há disciplinas em centros culturais privados (Casa Contemporânea) e públicos (Casa Guilherme de Almeida). Você é quem decide. Veja os cursos abaixo. 

 

Uma boa opção para crianças são cursos de práticas artísticas 

 

+ Curso de Arte para Crianças

O curso é aberto para crianças de 7 a 12 anos e busca desenvolver a imaginação e a criatividade por meio de atividades artísticas como desenho, pintura e gravura. Os participantes são estimulados a se aproximar do fazer artístico pela experimentação de técnicas e de materiais.

Onde: Casa Contemporânea

+ História do cinema: "O musical e sua evolução" e a "Nova Hollywood"

A disciplina trata do gênero que consagrou o momento em que o cinema se tornou sonoro, em 1927, com O cantor de jazz. Sobre a nova Hollywood explora as mudanças de paradigma na grande indústria cinematográfica a partir da segunda metade da década de 1960.

Onde: Casa Guilherme de Almeida

+ Curso de Pintura Contemporânea 

A disciplina tem como objetivo propor alguns exercícios que apontam caminhos diferentes para acionar o processo de pensar na linguagem pictórica. Pretende-se mostrar os caminhos separadamente, para que fique clara a possibilidade da fusão desses dispositivos na experiência contemporânea. As aulas serão pontuadas com conversas sobre Estética e Historia da pintura, e a orientação será individual.

Onde: Casa Contemporânea

+ Dois peculiares avant-garde: François Truffaut e Antoine Doinel 

A disciplina discute e relaciona a cultura e a literatura da “trilogia da Srta. Peregrine”, de Ransom Riggs, e os filmes-biografias de François Truffaut. As aulas são ministradas por Luiz Carneiro, professor de semiótica, roteirização, novas mídias e games.

Onde: Casa Guilherme de Almeida

+ Transmídia Storytelling – O universo das narrativas multiplataforma

O módulo oferece uma visão das estratégias transmídia com conceitos aplicados nas mais diversas mídias e plataformas. Para isso, serão analisadas as séries Twin peaks e True detective, escolhidas como ponto de partida para uma imersão às narrativas complexas e à multiplataforma. A jornalista Joyce Pais quem irá lecionar. Ela atuou no jornal O Estado de S. Paulo e no Museu da Pessoa e é criadora e editora-chefe do portal Cinemascope.

Onde: Casa Guilherme de Almeida

Comentários
Escola Entrópica no Instituto Tomie Ohtake Museu de Arte Moderna de São Paulo