Com cerca de 70 imagens, livro comemora 40 anos do teatro

No dia 12 de setembro acontece no Rio de Janeiro o lançamento do livro Teatro dos 4 – A Cerimônia do Adeus do Teatro Moderno.

O evento começa às 19h no Teatro dos 4, no Shopping da Gávea.

(Crédito: Divulgação / 4 Vezes Beckett)

Escrito a partir de minuciosa pesquisa ao longo de cinco anos em fontes variadas, Daniel Schenker fez uma série de entrevistas com os sócios Sergio Britto e Paulo Mamede, além de atores, diretores e demais artistas que tiveram presença no teatro naqueles anos de 1978 a 93. 

O livro conta com cerca de 70 fotos de espetáculos do Teatro dos 4 e concentra-se no período de 1978 a 1993, gestão de Sergio Britto, Paulo Mamede e Mimina Roveda, quando a casa abrigou montagens comoAs Lágrimas Amargas de Petra Von Kant”, primeira encenação brasileira do texto de Fassbinder.

(Crédito: Divulgação / As Lágrimas Amargas de Petra Von Kant)

 O livro está dividido em três blocos: o primeiro (1978 a 1982) foi marcado pelas dificuldades inerentes à implantação do projeto e pelo início do desenvolvimento de um repertório composto por autores ainda pouco conhecidos no Brasil.

O segundo bloco (1982 a 1988) retrata a época de ouro do Teatro dos 4, tanto pela ótima repercussão junto a público e crítica quanto pela relativa estabilidade propiciada pela entrada de patrocínio.

Por fim o terceiro (1988 a 1993) revela o esforço dos sócios em continuar viabilizando o projeto original, apesar das dificuldades – diminuição de público devido à escalada da violência, dificuldade dos atores na conciliação entre teatro e TV e o trauma da perda da intérprete mais constante, Yara Amaral, morta precocemente em um acidente de navio. 

(Crédito: Divulgação / A Cerimonia do Adeus)

 

Comentários
Escola Entrópica no Instituto Tomie Ohtake Museu de Arte Moderna de São Paulo