5 imagens inspiradas na lenda do Fofão Satânico

                                                                            Um dos memes sobre a lenda

 

Com suas bochechas gigantes e caídas, Fofão, personagem criado pelo ator e humorista Orival Pessinni, foi um dos hits da cultura pop brasileira nos anos 80.

Com o sucesso na Rede Globo no programa Balão Mágico, o personagem transformou-se em bonecos, que mais tarde, tornaram-se protagonistas de lenda urbana.

Entre os anos 80 e 90, acreditava-se que havia uma faca de cor preta na barriga do brinquedo. A arma, diziam,  podia ser sentida  ao apalpar a barriga do bochechudo e, mais, era um indício de que o sucesso do personagem ocorrera graças a um pacto diabólico.

 

A suposta arma que o boneco possuía em seu interior

Décadas se passaram, crianças e adolescentes cresceram e Deusenir Pinto, gerente de desenvolvimento da Mimo -- fábrica que produziu o boneco -- resolveu falou sobre o mito.

Em entrevista à revista Mundo Estranho, contou que a estrutura cortante, a que se referiam os conspiradores, era a estrutura metálica que sustentava a cabeça do boneco. E que ela existia, para facilitar o processo de fabricação. 

"Na época, não tínhamos o enchimento em fibra de poliéster como hoje, então enchíamos com microesferas de isopor. Como esse material não nos dava estabilidade no boneco, precisei desenvolver uma estrutura em que se fixava a cabeça e, posteriormente, a introduzia no corpo, com boneco já envasado com as microesferas. Para facilitar o processo, essa estrutura tinha forma alongada, o que se assemelhava a uma adaga. Mas ela não era pontiaguda nem cortante", disse.

LUTO

Nesta sexta (14), Fofão voltou ao noticiário com a morte de seu criador. Orival Pessini morreu no Hospital São Luiz, em São Paulo. Ele tinha câncer no baço e estava internado há quinze dias.

 

                                                                                   Mais um meme sobre a lenda

 

 

 

 

                                                      O bochechudo foi comparado a Chuck, o Boneco Assassino

 

                                                             As lendas urbanas também envolviam a boneca da Xuca

 

Comentários
Escola Entrópica no Instituto Tomie Ohtake Museu de Arte Moderna de São Paulo