Um dos grandes nomes da Vanguarda Paulista tem vida revisitada

Rogério Velloso é o diretor do documentário Daquele Dia Em Diante, que resgata a história de um importante músico brasileiro da época da Vanguarda Paulista, Itamar Assumpção.

O filme será exibido no Itaú Cultural no dia 18 de setembro ás 19h e tem entrada gratuita. Ao final da sessão, Velloso conversa com público sobre o filme.

(Crédito: Divulgação) 

Daquele Instante em Diante percorre a trajetória musical do autor de Nego Dito. Para realizar o filme, o diretor garimpou imagens raras em acervos e arquivos particulares. 

Durante dois anos Velloso mergulhou em um processo intenso de entrevistas e seleção de trechos em mais de 180 horas de gravações. Elas mostram a presença marcante de Itamar nos palcos, além de momentos de intimidade entre os amigos e familiares. 

(Crédito: Divulgação) 

Muitas das entrevistas com amigos e artistas como Suzana Salles, Paulinho Le Petit, Alice Ruiz
e Marta Amoroso
se transformam em um descontraído bate-papo no cenário que o artista
mais frequentava: a cozinha. 

Era ali, em um ambiente descontraído, que o músico costumava se instalar. Lembranças de Itamar lavando a louça ou cuidando das plantas da casa de um amigo, ou mesmo de um desconhecido, são levantadas e revelam um lado pessoal que dialoga diretamente com a música que ele produzia e com a sua forma rude de cantar.

(Crédito: Divulgação/Rogério Velloso) 

Segundo Velloso, mesmo quando escritas ou compostas por outros artistas, as músicas de Itamar se tornavam extremamente autorais, como se tudo o que ele cantasse fosse, de certa
forma, contar ao público parte de sua história pessoal e de sua visão de mundo. 

  • Itaú Cultural - Avenida Paulista, 149 - Bela Vista, São Paulo
    (11) 2168-1777 / (11) 2168-1776
    + Ver mapa
  • 18/09/2018 a 18/09/2018
  • Terça, 19h
  • Gratuito.
Comentários
Escola Entrópica no Instituto Tomie Ohtake Museu de Arte Moderna de São Paulo