Riccardo Ajossa ganha primeira individual em SP

Acontece no Espaço Expositivo 321 Jacarandá, a partir de 24 de março, a exposição O papel da prudênciaprimeira individual do artista contemporâneo italiano Riccardo Ajossa. 

Professor na Academia de Belas Artes de Roma e um dos maiores talentos da Itália, Ajossa expôs em inúmeras galerias e museus na Europa e foi convidado a dirigir workshop sobre a tecnologia do papel na Bienal de Veneza em 2011.

A mostra é o resultado de uma proposta que Marco Antonio Nakata, curador da mostra, fez ao artista de homenagear dois expoentes da história da arte: o Renascentista Ticiano, e o historiador alemão Erwin Panofsky.

 

(Créditos: Divulgação)

 

Para este trabalho, Ajossa pesquisou pigmentos cromáticos que remetem às colorações da Alexandria helênica e aos mestres da escola veneziana, entre os quais pigmentos utilizados pelos egípcios e o pau brasil, utilizado por Ticiano. 

Com isso, o artista explora a própria matéria de que é feita a obra, seja no suporte – o papel – manufaturado em seu ateliê no Lago Brecciano, próximo a Roma, seja no uso dos pigmentos que compõem os elementos cromáticos da pintura.

Nakata ressalta que “a sensibilidade da obra de Ajossa, bem como sua capacidade de reproduzir em trabalhos abstratos, de dimensões morandianas, a atmosfera do período renascentista veneziano fazem dele o perfeito interprete da reelaboração do ensaio do criador da iconografia artística”. 

 

(Créditos: Divulgação)

 

  • Estúdio 321 e Jacarandá Montagens - Rua Coronel Melo de Oliveira, 783 - Vila Pompeia, São Paulo
    + Ver mapa
  • 24/03/2017 a 26/05/2017
  • Segunda a sexta: 10h às 19h. Sábados de abril: 11h às 15h.
  • Entrada gratuita.
Comentários
Escola Entrópica no Instituto Tomie Ohtake Museu de Arte Moderna de São Paulo