Rainha das Amazonas se une a Aquiles para uma batalha final

A peça Programa Pentesiléia - Treinamento para a Batalha Final, está em cartaz entre os dias 4 de agosto e 10 de setembro, no Sesc Belenzinho.

Mais recente criação da Cia. Teatro Balagan, é a primeira montagem brasileira para um texto da autora italiana Lina Prosa, celebrado nome da dramaturgia contemporânea na Itália.

A encenação é também uma homenagem aos oitenta anos de vida, e quase sessenta de carreira, da atriz brasileira Maria Esmeralda Forte que conduz a narrativa em que a rainha das Amazonas, Pentesiléia, mesmo enclausurada, prepara-se para um encontro com o herói grego Aquiles, e uma batalha final.

 

(Créditos: Reprodução / Facebook)

 

A autora se vale do mito das Amazonas, mais precisamente da narrativa sobre o encontro entre  a rainha Pentesiléia e o herói Aquiles, para repensar esses mitos, e os dualismos entre feminino e masculino.

Na peça, a personagem delira lucidamente entre o futuro e o passado, a realidade e a narrativa mítica. Ainda que reclusa, a rainha guerreira surge plena de potência e de sabedoria.

Em seu delírio Aquiles não é mais que a projeção de uma luta interior, dilacerante, entre o masculino e o feminino, no qual o plano da realidade da obra muitas vezes se confunde com a da história mítica.

  • Sesc Belenzinho - Rua Padre Adelino, 1.000 - Belenzinho, São Paulo
    (11) 2076-9700
    + Ver mapa
  • 04/08/2017 a 10/09/2017
  • Sexta e sábado: 21h30. Domingo: 18h30.
  • Inteira R$ 20. Meia R$ 10.
Comentários
Escola Entrópica no Instituto Tomie Ohtake Museu de Arte Moderna de São Paulo