22° Cultura Inglesa no Centro Brasileiro Britânico

As produções de artes visuais contempladas pelo edital promovido pela Cultura Inglesa ocuparão o Centro Brasileiro Britânico de 26 de maio a 10 de junho.

Entre instalações artísticas, recortes, memória e abstrações, três exposições compartilham a temática do espaço, o lugar físico que o corpo ocupa - seja ele o bairro, a cidade ou um lugar fictício - e a forma de nos relacionarmos com ele.

 

(Crédito:Divulgação)

 

// A obra Galeria dos Sussurros se inspira na obrado designer Paul Elliman para contar a história recente do bairro de Pinheiros.

Conhecido por conectar tipografia e voz humana, o britânico se utiliza de formas de sinalização de áudio para mediar essa relação.

Foi a partir desse conceito que a artista Mirella de Almeida Marino propôs o movimento de incrustar nas paredes do Centro Britânico as memórias de sua própria história. 

// Na produção artística At Home | Em Casa, Flavia Mielnik e Lucy Joyce exploraram, juntas, as suas cidades de origem - São Paulo e Londres - com uma série de intervenções colaborativas. 

A relação com o espaço será investigada por meio do cruzamento dos códigos culturais, da linguagem e da geografia específicos de cada cidade, buscando elementos que fizeram destes espaços, suas casas.

O trabalho exibido na exposição será o resultado da experiência construída pelas artistas em interlocução com a curadora britânica Holly Willats.

 

(Crédito:Divulgação/Hot is were the Heart Is)

 

 

//Duas peças semi-circulares para duzentos corpos tem como referência The LostOnes, de Samuel Beckett.

No conto, o dramaturgo irlandês descreve a vida de duzentas criaturas enclausuradas dentro de um cilindro, um ambiente completamente hostil ao corpo.

Em uma construção escultórica e instalativa, o artista Jimson Vilela apresentará o espaço circular descrito na obra de Beckett através de um corte vertical dividindo sessão cilíndrica em dois semicírculos.

 

(Crédito:Divulgação/Duas peças para duzentos corpos)

 

A programação completa do evento você encontra no site do Festival.

  • Centro Brasileiro Britânico - Rua Ferreira de Araujo, 741 - Pinheiros, São Paulo
    1138194120398
    + Ver mapa
  • 26/05/2010 a 10/06/2018

Tags:

Comentários
Escola Entrópica no Instituto Tomie Ohtake Museu de Arte Moderna de São Paulo