Pontogor utiliza ruídos e falhas de equipamento em exposição

Frente à realidade, desisto apresenta, no Paço das Artes, no MIS-SP, dez anos da produção em vídeo de Pontogor, artista que trabalha também com outras linguagens como instalação, performance, música e fotografia.

Parte dos trabalhos expostos foi realizada em um momento em que o meio digital estava se sobrepondo às fitas magnéticas. Nesse período inicial dos trabalhos de Pontogor, que vai de 2006 a 2009, a mistura entre técnicas é constante.

O artista mesclava, em sua ilha de edição, imagens feitas com câmeras digitais de baixa qualidade, videocassetes, TVs de tubo e câmeras VHS. Segundo Pontogor, a exibição simultânea desses trabalhos estimula a compreensão deste recorte de sua obra.

 

(Créditos: Reprodução / Site do MIS)

 

Em vez de trabalhar com a pureza intacta das imagens, o artista volta sua atenção para a produção gerada pela interferência, o ruído e a falha dos equipamentos.

A exposição, que acontece de 14 de março a 16 de abril, apresenta também dois livros, que assemelham a fotonovelas, e a obra-objeto intitulada Vídeo, uma fita VHS.

 

(Créditos: Reprodução / Facebook)
  • Paço das Artes no MIS - Avenida Europa, 158 - Jardim Europa, São Paulo
    1121174777398
    + Ver mapa
  • 14/03/2017 a 16/04/2017
  • terça a sábado: 12h às 20h. Domingo: 11h às 19h.
  • Entrada gratuita.
Comentários
Escola Entrópica no Instituto Tomie Ohtake Museu de Arte Moderna de São Paulo