Poema de Ferreira Gullar inspira mostra fotográfica em SP

 Uma das fotos da exposição de Márcio Vasconcellos, inspirada no poema "Visões de um Poema Sujo", de Ferreira Gullar
(Créditos: Divulgação)

 

Visões de um Poema Sujo é uma considerada uma das obras mais ousadas de Ferreira Gullar (1930-2016). Em uma tentativa igualmente audaciosa, o fotógrafo Márcio Vasconcelos revisita o poema em um livro e exposição fotográfica homônima.

Em cartaz no Museu Afro Brasil até 30 de março, a exposição conta com 95 fotografias. São registros da capital do Maranhão, cidade que inspira Gullar. “Crio sensações visuais como se estivesse no lugar dele. Como seria essa São Luís? Quais os tons, nuances”, explica Vasconcelos.

(Créditos: Márcio Vasconcelos/ Divulgação)

 

O crítico e escritor Diógenes Moura assina a curadoria. Celso Borges, um dos textos do livro, no qual afirma:  "olhar do fotógrafo se debruça sobre a musicalidade da poesia em cenas do cotidiano da cidade, objetos e pessoas. Há umrelâmpago nos versos gullarianos, mesmo quando ele fala do lado obscuro da cidade, sua lama e podridão, seus cheiros e mangues. O artista procura e desnuda essa sujeira luminosa, lambe cores e sombras, portas, cadeiras, paredes, conversas, cascas, cristaleiras, terra, pele, água, barro, latas velhas, garfos, armários, muros, quitandas, quintais, entre formigas e rádios que dão notícia sobre a Segunda Guerra Mundial”.

(Créditos: Márcio Vasconcelos/ Divulgação)

 

(Créditos: Márcio Vasconcelos/ Divulgação)

 

(Créditos: Márcio Vasconcelos/ Divulgação)

 

  • Museu Afro Brasil - Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº - Ibirapuera, São Paulo
    (11) 3320-8900
    + Ver mapa
  • 25/01/2017 a 30/03/2017
  • Terça a domingo: 10h às 17h.
  • Entrada gratuita.
Comentários
Escola Entrópica no Instituto Tomie Ohtake Museu de Arte Moderna de São Paulo