Exposição propõe reflexão sobre arte e loucura

O Sesc Pompeia recebe de abril a julho a exposição Lugares do Delírio, com curadoria da psicanalista e professora Tania Rivera.

A mostra propõe uma reflexão política e ética sobre a arte e a loucura e coloca lado a lado obras de artistas consagrados e de artistas diagnosticados com transtornos psiquiátricos, conhecidos ou não do grande público.

Crédito:(Divulgação/Ueinzz Mix #2 - Pedro França)

 

Cerca de 170 obras de mais de 40 artistas compõem um acervo de grande diversidade de gêneros e linguagens. São instalações, pinturas, objetos, fotografias, mapas e performances serão expostos de maneira que se entrecruzem e dialoguem no espaço, criando um ambiente onírico no qual se observa a diversidade de pontos de vista sobre o mundo.

Crédito: (Divulgação/ Novos costumes - Laura Lima)

"A exposição visa afirmar que os lugares do delírio são muitos e variados, e tenta assim explorar e questionar as fronteiras entre normal e patológico, entre arte e vida, entre o museu e o mundo. Suas obras vêm de locais diversos — do circuito artístico tradicional ou de instituições psiquiátricas, do campo de interseção entre terapia e arte ou de propostas diversas de interação e construção poética entre sujeitos “fora dos trilhos”, afirma Tania Rivera, curadora da mostra.

Crédito: (Divulgação/ Homem vegetal - Wlademir Dias-Pino)

O Museu de Arte do Rio (MAR) recebeu a exposição no início de 2017 e para a edição que chega no Sesc Pompeia a mostra está ampliada e modificada. 

Artistas como Alcina. Aurora Cursino dos Santos, Ioitiro Akaba, Flavio de Carvalho, Lasar Segall, Tarsila do Amaral, Maria Leontina e Osvaldo Vicente Francisco que não participaram no Rio de Janeiro e que estarão presentes na vinda para São Paulo. 

Crédito: (Divulgação / A barquinha – Nuvem - Bernardo Damasceno)

 

  • Sesc Pompeia - Rua Clélia, 93 - Pompéia, São Paulo
    (11) 3871-7700
    + Ver mapa
  • 10/04/2018 a 01/07/2018
  • De terça a sábado, das 10h às 21h30. Domingos e feriados, das 10h às 19h30.
  • Gratuito
  • Agendamento para grupos (empresas, ONGs ou escolas): (11) 3871-7759 | agendamento@pompeia.sescsp.org.br
Comentários
Escola Entrópica no Instituto Tomie Ohtake Museu de Arte Moderna de São Paulo