Luiz Zerbini imprime espécies raras do Jardim Botânico

Luiz Zerbini nasceu em 1959, em São Paulo, mas vive e trabalha no Rio de Janeiro desde 1982. Sua obra está presente em diversas coleções públicas, como Inhotim, Itaú Cultural, MAM Rio de Janeiro, MAM São Paulo, entre outras.

Em sua nova exposição, que acontece no Fortes D'Aloia & Gabriel até 6 de maio, o artista expõe gravuras pela primeira vez em sua longa carreira. Os trabalhos são impressões a partir de folhas, flores, galhos e espinhos, colhidas e impressas em Inhotim.

 

(Créditos: Reprodução / Facebook)

 

Monotipias é o resultado da imersão do artista nesse universo com o impressor João Sánchez. Os dois saíram do Rio de Janeiro rumo a Inhotim em um caminhão levando uma prensa. Chegando lá, foram em busca das espécies raras do Jardim Botânico que serviriam de matrizes para estas obras.

 

(Créditos: Reprodução / Facebook)

 

Se a técnica aparece como uma novidade, a flora tropical largamente conhecida de suas pinturas reaparece como a musa central. Os trabalhos revelam um tipo de simplicidade que só um longo tempo de observação proporciona. Há uma troca evidente e incessante entre o olhar do artista e essas plantas.

 

(Créditos: Reprodução / Facebook)

 

  • Fortes D'Aloia & Gabriel - Rua James Holland, 71 - Barra Funda, São Paulo
    (11) 3392-3942
    + Ver mapa
  • 11/03/2017 a 06/05/2017
  • Terça a sexta: 10h às 19h. Sábado: das 10h às 18h.
  • Entrada gratuita.
Comentários
Escola Entrópica no Instituto Tomie Ohtake Museu de Arte Moderna de São Paulo