Laerte e Angeli são curadores de Projeto com quadrinistas

(Créditos: Rafael Roncato)

 

Dois dos maiores quadrinistas brasileiros, Laerte e Angeli são os curadores do Projeto Baiacu, que promove oficinas, workshops e bate-papos no Sesc Ipiranga, trazendo a tona a "era de ouro" e o futuro dos quadrinhos.

+ Fotos mostram o local de trabalho de grandes artistas como Frida Kahlo, Ron Mueck e Botero

Laerte e Angeli convidam outros talentosos ilustradores brasileiros e estrangeiros para criar um ambiente de intensa produção de quadrinhos no Sesc Ipiranga, entre os dias 11 e 23 de julho. 

Os dois quadrinistas se juntam à André Conti para realizar uma aula-magna hoje (11/07), às 20h e criar um diálogo inicial com o público sobre o projeto. Para quem não puder ir, a página Sesc São Paulo no Facebook irá transmitida ao vivo.

 

(Créditos: Divulgação)

 

A residência funcionará, basicamente, da seguinte forma: dez artistas – EloarGuazzelli, Fabio Zimbres, Pedro Franz, Juliana Russo, Rafael Sica, Mariana Paraizo, Gabriel Góes, Laura Lannes, Power Paola (Colômbia) e Ilan Manouachse (Grécia)– passarão quinze dias na celebrada Casa do Sol, mantida pelo Instituto Hilda Hilst.Lá, capitaneados por Laerte, Angeli e Rafael Coutinho, os artistas irão conceber e produzir a revista Baiacu, que terá ainda participação dos escritores Bruna Beber, André Sant’Anna e Daniel Galera.Dessa experiência, nascerá o livro que a Editora Todavia publica em novembro.

Ao mesmo tempo, os artistas se revezarão, durante as duas semanas, em “plantões criativos” realizados em diferentes espaços do Sesc Ipiranga. Cada equipe trabalhará e discutirá váriospontos da produção editorial (temas, materiais, orientações e conceitos).

+ Picasso na praia com a família pelas lentes de Robert Capa

Para criar um diálogo inicial com o público sobre o Projeto Baiacu, Laerte, Angeli, Rafael Coutinho e André Conti realizam uma aula-magna no dia 11 de julho, às 20h, no teatro da unidade. A atividade também serátransmitida ao vivo pela página do Sesc São Paulo no Facebook (facebook.com/sescsp). Confira a programação:

Aula Magna

 “Apresentando a Baiacu”, com Angeli, Laerte, Rafael Coutinho e André Conti

Depois de quatro anos pensando em fazer um projeto que dialogasse com o que hoje conhecemos como a “era de ouro do quadrinho nacional”, Laerte e Angeli se encontram para, finalmente, falar sobre a Baiacu - um projeto de residência e de oficinas que resultarão em um livro, site, casa, cursos. Afinal de contas: pra onde vai a linguagem? E de onde vem?

Quando: 11/07. Terça, das 20h às 22h

Classificação: 16 anos

*Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência na bilheteria da unidade.

*O evento contará também com transmissão ao vivo pelo Facebook do Sesc São Paulo.  

 

Bate-papos

“Dez em um: um resumo do Projeto Baiacu”

No último fim de semana das atividades, os dez artistas envolvidos no Projeto Baiacu - EloarGuazzelli, Fabio Zimbres, Pedro Franz, Juliana Russo, Rafael Sica, Mariana Paraizo, Gabriel Góes, Laura Lannes, Power Paola e Ilan Manouach– se encontrarão pela última vez para resumirem o que foi produzido, tanto na Casa Baiacu quanto no Sesc, em uma conversa sobre quadrinhos, arte, vida e futuro da linguagem. Com mediação de Rafael Coutinho.

Quando:23/07. Domingo, das 15h às 17h

*O evento contará também com transmissão ao vivo pelo Facebook do Sesc São Paulo.

 

“Quadrinhos Fora”, com Power Paola (Colômbia) e Ilan Manouach (Grécia)

A artista Power Paola (Colômbia) e o multimídia Ilan Manouach (Grécia) farão um painel sobre seus trabalhos e sobre a cena de quadrinhos em seus países, bem como uma análise dos caminhos possíveis da linguagem por meio de suas obras. Mediação: Rafael Coutinho.

Quando:16/07. Domingo, das 15h às 17h

*O evento contará também com transmissão ao vivo pelo Facebook do Sesc São Paulo.

+ Fãs de Game of Thrones se preparam para estreia da 7ª temporada

Cursos

“Quadrinhos e cinema: Filmes de viagem como inspiração para novelas gráficas”, com Vânia Medeiros

Os participantes assistirão a trechos de filmes de viagem e recriarão as cenas em estrutura de novela gráfica, utilizando diversas técnicas de desenho e pintura, como nanquim, aquarela, acrílica e lápis de cor. A proposta é que as sequências de cenas e a visualidade dos filmes sejam desdobradas em desenhos e, a partir destes, sejam escritas as estórias. Sugerimos aos participantes trazer material de desenho e pintura, aquarela e lápis de cor. Os filmes serão: "Paisagem na Neblina", de Theo Angelopoulos, "Telma e Louise", de Ridley Scott, "Stalker", de Andrei Tarkovsky, "Pequena Miss Sunshine", de Jonathan Dayton e ValerieFaris e "Paris-Texas", de Wim Wenders.

Quando: 12 a 28/07. Quartas e sextas, das 19h às 22h

Inscrições: Na central de atendimento da unidade.

 

(Créditos: Divulgação)

 

“Histórias em Quadrinhos Autorais”, com DW Ribatski

Apresentar e trabalhar a sintaxe básica das histórias em quadrinhos é o objetivo deste curso, abarcando possibilidades experimentais e meios para o desenvolvimento de linguagem e estilo próprios. Um espaço para conhecer, experimentar, produzir e debater questões relativas às histórias em quadrinhos e entender como elas se relacionam com a história da arte, design e construção de narrativa.

Quando:18 a 27/07. Terças e quintas, das 19h às 22h

Inscrições: na Central de Atendimento da Unidade.


Oficinas

“ProcessosNarrativos1”

Em quatro dias, os artistas EloarGuazzelli, Fabio Zimbres, Pedro Franz, Juliana Russo, Rafael Sica, Mariana Paraizo, Gabriel Góes e Laura Lannes desenvolverão atividades eexercícios voltados para a potencialidade pouco explorada da linguagem dos quadrinhos:experimentação, colagem, apropriação, construções não-usuais de arte em sequência,ritmos e texturas que permitam aos participantes o contato com um processo vivo e livre decriação narrativa. Os artistas produzirão junto com os inscritos, além de mostrarem seus trabalhos e referências no mundo que construam esse novo repertório de possibilidadespara quadrinhos, em um processo conjunto de teoria e prática.

Processos criativos e construção narrativa nos primeiros passos - Dando início aos trabalhos, os artistas farão uma apresentação de seus trabalhos e referências e desenvolverão atividades com e para os participantes sobre gatilhos criativos,processos variados de construção narrativa, com enfoque em experimentação, desconstrução narrativa e soltura do traço. Desenho livre, autobiografia, quadrinhos silenciosos e apropriação iconográfica também serão temas a serem abordados.

Desenvolvimento de Projeto e Conclusão: Novas formas de Publicação e Quadrinhos - A segunda etapa é voltada para a conclusão de ideias e histórias, do aprofundamentoem formatos de publicação e o fechamento de conceitos gráfico-visuais, além do uso dotexto e da linguagem em suas variadas formas. Os artistas concluirão - com os participantes - os processos iniciados, em conversas e exercícios sobre conteúdo, conceito e estruturação do discurso nos quadrinhos.

+ Pimp My Carroça comemora cinco anos de existência com evento

Terças-feiras: Guazzelli e Zimbres: Soltando o Traço

Quartas-feiras: Pedro Franz e Juliana Russo: Quadrinhos, experimentação e relações entre espaços públicos e desenho de observação

Quintas-feiras: Rafael Sica e Mariana Paraizo: Colagem, apropriação e quadrinhos silenciosos

Sextas-feiras: Gabriel Góes e Laura Lannes: Autobiografia, iconografia pop em histórias curtas

Turma 1 – 11 a 14/07 – Sala 1, das 10h às 13h30

Turma 2 – 11 a 14/07 – Espaço de Tecnologias e Artes , das 10h às 13h30

Turma 3 – 11 a 14/07 – Sala 1, das 15h às 18h30

Turma 4 – 11 a 14/07 – Espaço de Tecnologias e Artes, das 15h às 18h30

Turma 5 – 18 a 21/07 – Sala 1, das 10h às 13h30

Turma 6 - 18 a 21/07 – Espaço de Tecnologias e Artes, das 10h às 13h30

Turma 7 – 18 a 21/07 – Sala 1, das 15h às 18h30

Turma 8 – 18 a 21/07 – Espaço de Tecnologias e Artes, das 15h às 18h30

Inscrições: na Central de Atendimento, junto à entrega de carta de intenção.

Classificação:16 anos. Para menores de idade é necessária a presença de responsável no ato da inscrição.

 

Experimentação e Desenho Livre 1”, com Power Paola (Colômbia)

A colombiana Power Paola desenvolverá uma atividade voltada para a abertura da linguagem dos quadrinhos, seu potencial e sua capacidade de questionamento do nosso entorno. O objetivo é provocar nos inscritos o desejo de ir além.

Quando:15/07. Sábado, das 10h30 às 15h30.

Inscrições: na Central de Atendimento da Unidade.

 

“Lambe-lambe Narrativo Abstrato”, com Rafael Coutinho

A partir de entrevistas coletivas, histórias e cotidianos do público presente serão utilizados como mote principal para a construção de histórias em quadrinhos. As entrevistas serão aplicadas em folhas de papel A1 tamanho lambe-lambe, pré-impressas com requadros de histórias em quadrinhos, e depois desenhadas pelos próprios inscritos e coladas em murais narrativos coletivos nos espaços externos do Sesc Ipiranga. Os desenhos serão feitos com desenhos abstratos, e o diálogo íntimo entre abstração e texto construirá painéis poéticos narrativos sobre a própria vida dos participantes.

Quando:15 a 22/07. Sábado, das 14h às 16h

 

“Quadrinhos de Crianças são Coisa Séria”, com Rafael Sica, Fabio Zimbres e Gabriel Góes

Os convidados farão um "plantão" intensivo com crianças, desenhando suas histórias em livros a serem entregues para seus pequenos interlocutores. Em duplas criativas com as crianças, traduzirão em desenho e texto tudo que os pequenos disserem, com a ajuda deles.

Quando: 16/07. Domingo, das 12h às 15h

 

“Experimentação e Desenho Livre 2”, com Ilan Manouach (Grécia)

O convidado internacional Ilan Manouach desenvolverá uma atividade voltada para a abertura da linguagem dos quadrinhos, seu potencial e sua capacidade de questionamento do nosso entorno. O objetivo é provocar nos inscritos o desejo de ir além.

Quando:22/07. Sábado, das 10h30 às 15h30

Classificação: 16 anos

+ Espetáculo é inspirado em jovem fotógrafa norte-americana

Intervenção

“Ocupação Visual Baiacu”

A ocupação visual materializa a participação dos dez grandes nomes do quadrinho que integram a residência que tem por objetivo a criação de uma nova publicação na área, a Baiacu - os brasileiros EloarGuazzelli, Fabio Zimbres, Pedro Franz, Juliana Russo, Rafael Sica, Mariana Paraizo, Gabriel Góes, Laura Lannes e os internacionais Power Paola (Colômbia) e o multimídia Ilan Manouach (Grécia) - , sob coordenação e editoria de Laerte, Angeli e Rafael Coutinho, que também participam da mostra.

Quando: de 11/07 a 03/09, com visitação de terça a sexta, das 7h às 21h30; aos sábados, das 10h às 21h30; e aos domingos, das 10h às 18h30.

 

Aula aberta

“Introdução ao Desenho de H.Q.”, com João Pinheiro

A oficina tem por objetivo apresentar, discutir e desenhar histórias em quadrinhos. Os participantes terão contato com as ferramentas de trabalho básicas para a criação de HQs. João Pinheiro é professor, artista visual e autor de histórias em quadrinhos. O artista é detentor de uma longa produção e mantém uma relação estreita com a literatura e o cinema, que se manifesta em obras como o curta-metragem“Malária”, dirigido por Edson Oda e premiado nacional e internacionalmente; e o documentário “Há muitas noites na noite”, de Silvio Tendler.

Quando:08 a 29/07. Sábados, das 15h às 18h

*Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência na bilheteria da unidade

  • Sesc Ipiranga - Rua Bom Pastor, 822 - Ipiranga , São Paulo
    (11) 3340-2000
    + Ver mapa
  • 11/07/2017 a 03/09/2017
  • Terça a sexta: 7h às 21h30. Sábado: 10h às 21h30. Domingo: 10h às 18h30.
  • Entrada Gratuita.
  • Verifique a classificação indicativa de cada atividade.
Comentários
Escola Entrópica no Instituto Tomie Ohtake Museu de Arte Moderna de São Paulo