Izaias e seus chorões no Tupi or not Tupi

Izaías tem mais de 60 anos de carreira e é a figura mais querida e reverenciada do Choro em São Paulo. 

No show que acontece sábado dia 14 de abril na Tupi or not tupi que ele toca com seu grupo Izaías e Seus Chorões  em homenagem a Jacob do Bandolim.

Crédito: (Divulgação / Paloma Escarabote)

Foi Jacob que inventou o jeito brasileiro de tocar bandolim. Não é à toa que o moço Jacob Bittencourt até “trocou” de sobrenome.

O show acontece para festejar os 100 anos de Jacob do Bandolim a poucos dias do Dia Nacional do Choro (23 de abril, dia de nascimento de Pixinguinha, grande parceiro de rodas de Choro de Jacob do Bandolim)

Izaías conheceu pessoalmente o carioca Jacob do Bandolim, em 1953, e a convivência em rodas de choro se intensificou em 1957, quando Jacob foi contratado pela TV Record em São Paulo.

São inúmeras rodas de choro nos bairros do Ipiranga e Bom Retiro que Jacob do Bandolim participou em São Paulo até sua morte em 1969.

A vida musical de Izaías foi marcada profundamente por Jacob. Izaías  estava sendo preparado por seu pai para ser violinista e trabalhar em orquestra desde os 12 anos de idade. Foi quando escutou pela primeira vez o bandolim de Jacob e sua vida mudou completamente.

Apaixonou-se pelo Choro e pelo bandolim e abandonou o estudo de violino. Ele se justifica que “os dois instrumentos têm a mesma afinação”… porém um repertório totalmente diferente."

 

  • Tupi or not tupi - Rua Fidalga, 360 - , São Paulo
    (11) 3813-7404
    + Ver mapa
  • 14/04/2018 a 14/04/2018
  • Sábado:21h30
  • R$ 60
  • Capacidade: 100 lugares // Classificação: Livre. // Acesso a deficientes
Comentários
Escola Entrópica no Instituto Tomie Ohtake Museu de Arte Moderna de São Paulo