Exposição sobre o Carnaval e a diversidade sexual

O Museu da Diversidade Sexual abre no dia 18 de fevereiro a exposição Será que el_ é?. Inspirada no Carnaval, a mostra, com curadoria do carnavalesco Sidney França, faz um panorama da relação histórica entre a comunidade LGBT e a maior manifestação cultural do Brasil e fica em cartaz até 27 de maio. A entrada é gratuita.

Será que el_ é? aponta a importância da diversidade na construção do Carnaval, um espaço que sempre foi acolhedor e livre para as mais variadas manifestações e expressões da sexualidade, um período onde muitas pessoas “saíam do armário” para viver sua sexualidade reprimida durante o ano.

 

(Créditos: Divulgação)

 

O museu se transforma em um grande carro alegórico, dentro do qual ficam expostos figurinos, fotografias, histórias e instrumentos musicais. A exposição presta ainda homenagem a alguns ícones da comunidade LGBT que simbolizaram a festa, como Elke Maravilha e Clóvis Bornay.

Integram também a exposição objetos do Grêmio Arco-Íris, primeira escola de samba LGBT de São Paulo, e fantasias de estilistas e destaques consagrados do Carnaval, como Michelly Xis, Bruno Oliveira, Isaac Rodrigues e Mauricio Pina.

Será que el_ é? tem ainda uma simulação de uma oficina de fantasias de Carnaval, onde os visitantes podem conferir como funciona o processo de confecção de um adereço, e um espaço interativo, onde poderão customizar suas roupas para brincar nos bloquinhos.

 

(Créditos: Divulgação)

 

  • Museu da Diversidade Sexual - Rua do Arouche, 24 - República, São Paulo
    + Ver mapa
  • 18/02/2017 a 27/05/2017
  • Terça a domingo: 10h às 18h
  • Gratuita
Comentários
Escola Entrópica no Instituto Tomie Ohtake Museu de Arte Moderna de São Paulo