Exposição mostra o projeto da escola que foi referência na Rússia

Sesc Pompeia apresenta, entre os dias 26 de junho e 30 de setembro , em suas Oficinas de Criatividade, a exposição “Vkhutemas: O futuro em construção (1918 – 2018)”.

Com curadoria dos pesquisadores Celso Lima Neide Jallageas, a mostra reúne pela primeira vez nas Américas cerca de 300 projetos desenvolvidos na escola soviética de artes Vkhutemas (lê-se “vrrutemas”), que foram especialmente recriados para essa exibição.

Entre os autores, estão 75 artistas, designers e arquitetos como Ródtchenko, Tátlin, Kandinsky, Maliévitch, El Lissítzki, Zaliésskaia e Komaróva.

(Crédito:Divulgação)

Inaugurada em 1918, em Moscou, a universidade Vkhutemas esteve alinhada à vanguarda do pensamento estético do começo do século 20, sobretudo às correntes futuristas, suprematistas e construtivistas.

Seguindo os ideais de liberdade propostos pela revolução de outubro de 1917,  Vkhutemas foi criada como um centro de experimentações, defendendo o uso da arte como instrumento educativo e de transformação social.

Em seu arrojado modelo de escola de artes e ofícios – que se distanciava dos processos distintos das chamadas “belas-artes” –, a aprendizagem estava diretamente vinculada à invenção de um mundo novo, de uma sociedade diferente.

Suas novas práticas pedagógicas se equilibravam entre atitude estética e postura política e visavam democratizar o ensino, combater o analfabetismo e promover a emancipação feminina.

(Crédito:Divulgação)

A exposição se afasta de uma proposta museológica, ou seja, da apresentação de obras originais.

Nossa intenção era realizar um resgate histórico da Vkhutemas com a reconstrução material dos acervos produzidos em suas faculdades de ofícios e promover uma discussão ampla sobre as pedagogias e os processos da escola, que revolucionaram as artes e o design modernos e até hoje reverberam nas mesas de criação por todo o mundo”, afirma Celso Lima, pesquisador da história do design e curador da mostra.

(Crédito: El Lissítzki - Figurino para  ópera Vitória sobre o Sol. Esportistas - 1923)

 

  • Sesc Pompeia - Rua Clélia, 93 - Pompéia, São Paulo
    (11) 3871-7700
    + Ver mapa
  • 26/06/2018 a 30/09/2018
  • Terça a sexta, 10h às 21h30. Sábado, domingo e feriado, 10h às 18h.
  • Gratuito.
Comentários
Escola Entrópica no Instituto Tomie Ohtake Museu de Arte Moderna de São Paulo