Espaço Cultural Porto Seguro recebe mostra "Campos Elíseos"

Créditos: (Divulgação/Juan Esteves - Palacete Dino Bueno - Rua Guaianases 1238 )

 

Nos últimos 10 anos o fotógrafo Juan Esteves andou pelas ruas de São Paulo registrando o patrimônio artístico-arquitetônico da cidade.

Esse trabalho resultou em uma mostra, realizada em parceria com o historiador de arte e curador Antonio Carlos Suster Abdalla, no Espaço Cultural Porto Seguro, que recebe as fotografias do bairro do Campos Elísios. 

 

Créditos: (Divulgação/Juan Esteves - Palacete Victória - Rua Victória, 687)

 

São 40 fotografias que fazem parte do livro “Campos Elíseos - história e imagens”, bairro da cidade que no fim o séc. XIX recebeu casarões e palacetes dos fazendeiros da oligarquia cafeeria. No séc. XX recebeu as construções modernistas e, em seguida, metamorfoses heterogêneas características do crescimento desordenado da metrópole.

As fotografias de Esteves são em preto e branco e o artista busca em seu trabalho eliminar o que chama de "ruídos contemporâneos". O "ruído" é tudo aquilo que interfere na visão dos prédios em sua arquitetura original, como fios de luz, modificações nas fachadas, entre outros. 

 

Créditos:(Divulgação/Juan Esteves - Edifício Barão de Limeira - Alameda Barão de Limeira 1003)

 

Tendo a fotografia de retrato como especialidade, sobre este projeto comenta: “Faço dos prédios personagens. ”

Quem passa pelos locais de registro corre o risco de não reconhecer os prédios. Entre o real e a reconstrução feita por Esteves, uma outra São Paulo se apresenta sem tantas interferências.

“Embora sejam registros de hoje, essas minhas fotos acabam parecendo ser antigas”, afirma Juan Esteves. “Esse é um paradoxo, um paradoxo do olhar. O prédio fica novo e, ao mesmo tempo, muito antigo, como se voltasse às origens.” 

  • Espaço Cultural Porto Seguro - Alameda Barão de Piracicaba, 634 - Luz, São Paulo
    1132267361398
    + Ver mapa
  • 17/03/2018 a 03/06/2018
  • Segunda: 9h às 19 horas. Terça a domingo: 9h às 21h.
  • Evento gratuito.
  • Última entrada até 30 minutos antes do encerramento.
Comentários
Escola Entrópica no Instituto Tomie Ohtake Museu de Arte Moderna de São Paulo