Edição de 2016 do festival Satyrianas homenageia a atriz trans

O festival Satyrianas chega à sua 17ª edição entre 12 e 15 de novembro de 2016. Como de costume, o evento ocorre durante 78 horas praticamente ininterruptas na Praça Roosevelt, com atrações que funcionam no esquema pague quanto puder.

Neste ano, a mostra homenageia a atriz transgênero Phedra de Córdoba, morta no último mês de abril. Cubana, Phedra foi essencial para a instalação da companhia teatral Os Satyros na Praça Roosevelt em 2000, fazendo a ponte entre os artistas e as pessoas trans que ocupavam a região. Desde aquela época, a atriz se tornou uma diva dos Satyros, integrando o elenco de muitos dos espetáculos da companhia.
 

(Créditos: Divulgação)


Como ocorreu em outras edições, as Satyrianas vão mesclar atrações de diversas áreas – há programações de cinema, teatro, dança e música, entre outras. Os destaques deste ano são o sarau com Karina Buhr (a partir de seu primeiro livro “Deperdiçando Rima”), o show com o cantor Lineker e um espetáculo compacto do grupo Dzi Croquettes.

A festa começa às 14h de sábado (12 de novembro), com o bloco carnavalesco Domingo Ela Não Vai, do programador cultural Rodrigoh Bueno em parceria com o jornalista Alberto Pereira Jr. O encerramento também será agitado, ficando por conta da festa Santo Forte, com o DJ Tutu Moraes, em edição de rua (na própria Roosevelt), a partir das 18h do feriado do dia 15.

 

(Créditos: Divulgação)


Há, ainda, a tradicional feirinha gastronômica, agora com uma barraca de comida haitiana, feita pelos integrantes do espetáculo “Haiti Somos Nós”, idealizado pel’Os Satyros. Eventos fortes do festival, como o DramaMix, com leitura dramática de textos inéditos, continuam na programação. A lista de autores desta edição inclui Jô Bilac, Walcyr Carrasco e Paula Autran, entre outros.

Depois de alguns anos reduzida, a programação de cinema volta a ganhar destaque, com diversas mostras temáticas exibidas em um telão ao ar livre, principalmente de madrugada, em local anexo ao edifício do Teatro Cultura Artística.

  • Estação Satyros - Praça Franklin Roosevelt, 214 - Consolação, São Paulo
    (11) 3258-6345
    + Ver mapa
  • 12/11/2016 a 15/11/2016
  • Conferir o horário de acordo com a programação
  • Paque o quanto puder
  • Confira antecipadamente a classificação Indicativa de cada atividade
Comentários
Escola Entrópica no Instituto Tomie Ohtake Museu de Arte Moderna de São Paulo