Cultura afro-brasileira é tema de final de semana para crianças

Capoeira, ritmos africanos e espetáculo de teatro dão o tom na programação do Fim de Semana em Família, que acontece nos dias 19 e 20 de agosto com o Coletivo Quizumba no Itaú Cultural.

As atividades começam às 14h com a oficina Musicalidade em Cena. São trabalhados elementos como o canto responsorial, o improviso de versos, toques de capoeira e ritmos como ijexá, congo, barra-vento, samba-de-roda e maculelê.

Trata, ainda, da sua contribuição no contexto teatral para expressar uma ideia, um sentimento, narrar um acontecimento ou ambientar uma situação.

 

(Créditos: Leila Fugii)

 

O espetáculo Quizumba! acontece às 16h. A narrativa traz duas histórias entrelaçadas: a dos meninos Pastinha e Francisco. O primeiro é um garoto baiano do começo do século 20 e vê a sua passagem por uma determinada rua impedida por outro rapaz, que sempre acaba batendo nele.

Um dia, vendo a cena por uma janela, o velho mestre Benedito convida o menino a aprender um jeito de se defender. Durante o aprendizado, ensinando-o a equilibrar covardia e valentia, mestre Benedito conta a história de Francisco, o Zumbi dos Palmares.

Envolvendo outras vozes, a trajetória deste menino é apresentada, entre história e ficção, desde seu sequestro, quando criança, do Quilombo dos Palmares, passando pela sua adoção por um padre e seu espírito lutador e de busca, que o faz procurar sua origem. Assim, Pastinha vai ouvindo e contestando, criando a sua própria história.

 

(Créditos: Leila Fugii)

 

 As atividades têm interpretação em Libras. Como forma de incentivo à leitura, a partir das 11h30 pais e crianças podem conferir a Feirinha de Troca e o Cantinho da Leitura

  • Itaú Cultural - Avenida Paulista, 149 - Bela Vista, São Paulo
    (11) 2168-1777 / (11) 2168-1776
    + Ver mapa
  • 19/08/2017 a 20/08/2017
  • Sábado e domingo: 11h30 às 17h.
  • Entrada gratuita.
  • As incrições acontecem 30 minutos antes de cada atividade.

Tags:

Comentários
Escola Entrópica no Instituto Tomie Ohtake Museu de Arte Moderna de São Paulo