Chefs e artistas performam sobre o desperdício de comida

De compaixão cínica (Créditos: Rodrigo Braga)

 

A partir da terça-feira, dia 31 de maio, a Galeria Rabieh recebe VESTÍGIOS - a relação do homem com o alimento. Com fotografias, vídeo arte, performances e instalações, a exposição coletiva une arte à gastronomia e questiona os hábitos de desperdício de alimentos. A mostra fica em cartaz de terça a domingo, até 30 de junho, com entrada gratuita.

O percentual de comida que vai para o lixo diariamente, os alimentos nutritivos e saborosos que são “feios” e os animais que fazem parte da nossa cadeia alimentar são alguns dos temas explorados pelos artistas na exposição concebida por Luciana Faria. Dentre os expositores estão Rodrigo Braga, Lenora de Barros, Jorge Furtado, Ayrson Heráclito, Klaus Pichler, Uli Westphal e Sérgio Vasconcelos.

A comida sempre foi personagem de representação nas artes visuais, do Renascimento a popart de Warhol. Unindo as criações artísticas à gatronomia, a chefe contemporânea Neka Mena Barreto realizará uma instalação comestível feita de alimentos secos. 

A mostra tem curadoria de Tainá Guedes e Daniel Rangel, e ainda conta com uma extensa programação de conversas, visitas guiadas, performances gastronômicas, projeções e workshops, proporcionando uma maior reflexão sobre o assunto.

 

Confira alguns dos trabalhos expostos:

Eternal Summer, de Uli Westphal 

Usar espelhos é uma das técnicas utilizadas pelos supermercados para vender mais,  dando a impressão de abundância. Esse recurso desencadeia instintos primitivos nos consumidores, estimulando a comprar mais do que eles realmente precisam, resultando no desperdício.

(Créditos: Divulgação)

 

Transmutação da Carne, de Ayrson Heráclito

Os performers utilizem roupas, desenhadas pelo artista, feitas com carne de charque e que são marcadas a ferro quente como se fossem gado.Esta performance já foi feita durante a abertura da mostra de Marina Abramovic no SESC, em São Paulo.

(Créditos: Christian Cravo/ Divulgação)

 

Trofologia 1, 2, 3 , 4, de Sérgio Vasconcelos

A relação entre homem, animais e comida é o tema da série Trofologia, palavra de origem grega, que significa "sabedoria da nutrição" ou "saber comer".

  • Galeria Rabieh - al. gabriel monteiro da silva, 147 - Jardim América, São Paulo
    (11) 3062-7173
    + Ver mapa
  • 31/05/2016 a 30/06/2016
  • Terça a domingo, das 11h às 19h
  • Entrada gratuita
  • Visitas guiadas podem ser agendadas em educativo@brazimage.com
Comentários
Escola Entrópica no Instituto Tomie Ohtake Museu de Arte Moderna de São Paulo