Alessandra Rehder abre individual no Dia da Fotografia

(Créditos: Divulgação / Alessandra Rehder)

 

Uma geografia que é cada vez mais desumana e destruidora é o mote central da obra da fotógrafa Alessandra Rehder, que apresenta sua individual Subtração e Forma, a partir de 19 de agosto, no Centro Cultural Correios.

Baseada em Londres, a artista é na verdade uma viajante inquieta que, ao conhecer e conviver com as distintas paisagens e realidades humanas de países como Camboja, Índia, Indonésia, Filipinas, Jamaica, Jordânia, Japão, Tailândia e Turquia.

Por lá, produziu registros sensíveis e inquietantes tanto de pessoas quanto de paisagens. O resultado final pode ser visto na mostra, que comemora o Dia Mundial da Fotografia

 

(Créditos: Divulgação / Alessandra Rehder)

 

Wagner Barja, curador da exposição, destaca a técnica da subtração empregada às fotografias de Alessandra: “O vocabulário plástico experimental diferencia suas composições da simples documentação. Essa narrativa plástica é construída em consonância com o título da exposição."

E continua: "Após serem ampliadas, as fotos passam pelo ato do cortar e do montar, o que transforma a superfície plana em baixo relevo. A partir dessa ação, o conceito de subtração formal salta aos olhos”, diz.

Pela primeira vez, contudo, desde que começou a expor suas luminosas imagens de exemplares da flora de todo o mundo, Alessandra, além de subtrair e sobrepor em uma mesma imagem criando florestas, exibe também imagens sem folhas. “Trago, assim, um olhar dúbio sobre a tecnologia, lançando uma reflexão sobre a possibilidade de ela suprir ou não uma transformação e solução ao que estamos fazendo ao meio ambiente”, pontua.

 

(Créditos: Divulgação / Alessandra Rehder)

 

  • Centro Cultural Correios - Avenida São João, s/nº - Vale do Anhangabaú, São Paulo
    (11) 3227-9461
    + Ver mapa
  • 19/08/2017 a 08/10/2017
  • Segunda a sexta: 11h às 17h.
  • Entrada gratuita.

Tags:

Comentários
Escola Entrópica no Instituto Tomie Ohtake Museu de Arte Moderna de São Paulo